ACETILCOLINA, ANTICORPO LIGADOR DO RECEPTOR
ACETILCOLINA, ANTICORPO MODULADOR DO RECEPTOR
AMINA DE ACIDO LISERGICO, LSD - TRIAGEM
ANTICORPOS ANTI 21-HIDROXILASE ALFA
ANTICORPOS ANTI FATOR INTRINSECO
ANTICORPOS ANTI MUSCULO ESTRIADO
ANTICORPOS ANTI RICKETSIA RICKETTSII IgG E IgM
Material
Urina - 1.00 mL - Refrigerar
Urina 24 Horas - 1.00 mL - Refrigerar
Líquido Biológico - 0.00 - Refrigerar
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
Noventa e oito por cento do potássio total do corpo se localiza intracelularmente e, conseqüentemente, aproximadamente 2% do potássio total do corpo está situado no fluido extracelular. A concentração intracelular de potássio (K+) é de 150 mEq/L enquanto que a encontrada no plasma é de aproximadamente de 4,0 mEq/L. Por outro lado, a concentração de sódio dentro das células é notavelmente baixa (aproximadamente 10mEq/L) enquanto que a concentração extracelular é alta (aproximadamente 140 mEq/L). O gradiente químico de concentração só favoreceria o movimento do potássio fora das células e do sódio dentro das células. Uma poderosa bomba sódio-potássio situada na membrana plasmática das células mantém o grande gradiente de concentração através da membrana celular para o sódio e o potássio. Os canais de saída na membrana celular permitem a passagem de uma parte do potássio extracelular ao fluido extracelular prevenindo, assim, a acumulação contínua de potássio dentro das células. O quociente de potássio intracelular e extracelular determina o potencial de membrana, que é o determinante principal da excitabilidade tissular e regula a capacidade do músculo esquelético e cardíaco de conduzir impulsos. Como resultado do papel central do potássio na manutenção do potencial de membrana as disfuncionalidade de tecidos finos excitáveis como nervos e músculos é uma das manifestações clínicas mais importantes da hiper e da hipocalemia.
Interpretação
- Valores aumentados: acidose metabólica, rabdomiólise, insuficiência renal aguda ou crônica, hipoaldosteronismo hiporreninêmico, insuficiência adrenal
- Valores diminuídos: vômitos prolongados, diarréia, acidose tubular renal, insuficiência renal, síndrome de Fanconi, aldosteronismo primário ou secundário, síndrome de Cushing, administração de ACTH, cortisona ou testosterona.
Interferentes
Bloqueadores adrenérgicos, ácido aminocapróico, angiotensina, agentes antineoplásicos, cefaloridina, ciclosporina, digoxina, epinefrina, heparina, lítio, manitol, metilcilina, agentes antiinflamatórios, penicilina, tetraciclina, adrenérgicos, aminoglicosídeos, aspirina, anfotericina, carbenicilina, diuréticos.
Preparo
- Jejum não necessário.
Sinonímias
K
CALIEMIA