ACETILCOLINA, ANTICORPO LIGADOR DO RECEPTOR
ACETILCOLINA, ANTICORPO MODULADOR DO RECEPTOR
AMINA DE ACIDO LISERGICO, LSD - TRIAGEM
ANTICORPOS ANTI 21-HIDROXILASE ALFA
ANTICORPOS ANTI FATOR INTRINSECO
ANTICORPOS ANTI MUSCULO ESTRIADO
ANTICORPOS ANTI RICKETSIA RICKETTSII IgG E IgM
Material
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
Os anticorpos anti-neutrofilos (ANCA) reagem com o citoplasma de neutrofilos e estao presentes em vasculites necrotizantes sistemicas. Estes anticorpos sao detectados inicialmente pela tecnica de imunofluorescencia utilizando neutrofilos de doador normal. Basicamente, podem ser identificados dois padroes de ANCA:
C-ANCA: caracterizado pela presenca de granulacoes final com acentuacao central caracteristica no citoplasma dos neutrofilos fixados pelo etanol. O antigeno em 90% dos casos e a proteinase 3 (PR3). Esta fortemente associada a Granulomatose de Wegener (GW). Os niveis de ANCA sao uteis na monitorizacao da atividade da doenca. E positivo em mais de 90% dos individuos com GW ativa e em apenas 30% dos pacientes com doenca inativa. Apresenta especificidade de 80% a 100%. Raramente e encontrado em individuos normais e na ausencia de vasculite. Reacoes falso-positivas podem ser encontradas na presenca de uma proteina presente na membrana celular conhecida como fator de permeabilidade bacteriana e raramente na vigencia da mieloperoxidase.
P-ANCA: apresenta-se como fluorescencia nuclear com acentuacao perinuclear. O auto-anticorpo e dirigido contra a mieloperoxidase (MPO). Esta relacionado com Poliangeite microscopica, Glomerulonefrite crescente (pauci-imune), alveolite hemorragica e sindrome de Churg- Strauss. Anticorpos contra outras enzimas citoplasmaticas podem produzir uma coloracao similar. Sendo assim, este padrao e tambem encontrado em mais de 80% dos pacientes com retocolite ulcerativa, em 70% dos casos de colangite esclerosante, em 10 a 40% dos pacientes com doencas de Crohn, alem de outras doencas hepatobiliares. Tambem pode estar presente na endocardite e fibrose cistica com infeccao bacteriana. O uso de algumas drogas, como a hidralazina, pode aumentar os niveis de MPO,levando a um P-ANCA falso-positivo. A coloracao nuclear ou perinuclear dos neutrofilos pode ocorrer na presenca de anticorpos para o DNA, histona e outros constituintes nucleares. Este achado pode ser indistinguivel do padrao P-ANCA. Para diferenciar os dois padroes e necessaria a realizacao da pesquisa de ANA/HEp2 e ANCA com neutrofilos fixados em formalina. A fixacao com formalina previne a redistribuicao do antigeno para o espaco perinuclear, levando a uma coloracao semelhante ao C-ANCA.
Uso: Diagnóstico de vasculites autoimunes ditas primárias (não associadas a outras doenças do tecido conjuntivo). C-ANCA - padrão difuso citoplasmático, está associado com anticorpos antiproteinase 3, sendo um teste sensível (30 a 99%) e específico (98%) para o diagnóstico da granulomatose de Wegener. Os níveis de anticorpos relacionam-se com a atividade da doença, e diminuem quando a terapêutica imunossupressora é usada. P-ANCA - padrão perinuclear, está associado com um número de anticorpos que inclui a antimieloperoxidase; embora estes anticorpos sejam encontrados em pacientes com poliartrite nodosa, eles também podem estar presentes em outras patologias: renais, sistêmicas e reumáticas. Anticorpos anti citoplasma de neutrófilos (ANCA) mostrando padrão perinuclear ( p-ANCA) são encontrados em 70% dos pacientes com Colite Ulcerativa e somente em 20% dos pacientes com doença de Crohn. A combinação do ASCA positivo e pANCA negativo demonstrou uma sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo de 49%,97% e 96% respectivamente para a Doença de Crohn.
Interpretação
Reagente : presença de anticorpos
Preparo
- Jejum desejável de 4 horas.
Sinonímias
ANTI CITOPLASMA