BILIRRUBINAS
Material
Líquido Biológico - 1.00 mL - Refrigerar
Soro - 1.00 mL - Congelar
Descrição
A Bilirrubina é o produto final do catabolismo das hemoglobinas. É conjugada com ácido glicurônico no fígado e a forma conjugada é eliminada da corrente sanguínea pela excreção na bile. Ambas as formas de bilirrubina, direta e indireta, circulam livremente no plasma ligadas a albumina.
Algumas doenças adquiridas e hereditárias e diversos medicamentos são capazes de afetar uma ou mais etapas envolvidas na produção, captação, armazenamento, metabolismo e excreção da bilirrubina.
A forma mais comum de aumento da bilirrubina indireta é aquela vista em recém-nascidos e referida como icterícia fisiológica. Este aumento é causado por uma produção aumentada de bilirrubina como resultado da hemólise das hemácias e da maturação incompleta dos mecanismos do metabolismo e excreção da bilirrubina. Em 5% dos neonatos, os valores de bilirrubina não-conjugada são maiores que 15 mg/dL e podem desencadear o quadro de encefalopatia bilirrubínica (Kernicterus).
A destruição prematura das hemácias anemia hemolítica e a eritropoiese ineficaz são importantes causas de hiperbilirrubinemia, com predomínio de bilirrubina não-conjugada, na ausência de qualquer anormalidade hepática.
Interpretação
- Bilirrubina direta (conjugada) elevada: doenças hepáticas hereditárias (Dubin-Johnson, Rotor), lesão de hepatócitos (viral, tóxica, medicamentosa, alcoólica) e obstrução biliar (litíase, neoplasias). Níveis de bilirrubina direta maiores que 50% dos valores totais são sugestivos de causas pós-hepáticas.
- Bilirrubina indireta elevada: anemias hemolíticas, hemólise autoimune, transfusão de sangue, reabsorção de hematomas, eritropoiese ineficaz e doenças hereditárias (Gilbert, Crigler-Najar).
- Bilirrubinas diminuídas: uso de drogas que ativam o sistema microssomal hepático.
Interferentes
A presença de hemólise em qualquer concentração em amostras de indivíduos adultos interfere no resultado do teste. Hemólise discreta não interfere significativamente em amostras de recém-nascidos.
Preparo
- Jejum não obrigatório.
- Deve ser suspensos medicamentos a base de anfotericina B, Levodopa, Nitrofurantoína e Piroxicam.
Sinonímias
BILIRRUBINEMIA