Manual de Exames

ANDROSTENEDIONA


Material
 
Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

A Androstenediona é um esteróide que funciona como um dos mais importantes precursores da testosterona e da estrona. O seu interesse clínico resulta do fato de estar frequentemente elevada em casos de hirsutismo e virilização. 
Ao contrário dos andrógenos supra-renais DHEA e DHEA-S, a Androstenediona em circulação tem origem tanto nas glândulas supra-renais como nos ovários. Os níveis no plasma aumentam constantemente a partir aproximadamente do sétimo ano de vida, começando a diminuir gradualmente após os trinta anos. A Androstenediona apresenta uma variação diurna, tendo os níveis mais elevados de manhã, bem como uma variação cíclica durante o período menstrual, apresentando o nível mais elevado perto do meio do ciclo. Durante a gravidez, verifica-se aumento dos níveis no plasma. 

 
Interpretação

- Valores diminuídos: doença de Addison. 
- Valores aumentados: hiperplasia adrenal congênita por deficiência da 21-hidroxilase [os níveis alterados são suprimidos por terapia com corticosteróides (níveis suprimidos são indicadores de controle terapêutico)], síndrome do ovário policístico, tumores virilizantes (valores extremamente aumentados), síndrome de Stein-Leventhal, hiperplasia ovariana estromal, Síndrome de Cushing, tumores ectópicos produtores de ACTH. Cerca de 60% dos casos de hirsutismo feminino apresentam elevações nos níveis séricos de androstenediona. 


Preparo

- Jejum desejável de 4 horas.


Sinonímias

DELTA 4