ACIDO VALPROICO
Material
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
O ácido valproico (Depakene Epilenil) eh um anticonvulsivante tambem usado em disturbios bipolares e na profilaxia da enxaqueca. Sua dosagem eh util para monitorizacao dos niveis terapeuticos e toxicidade. Cerca de 90% da droga se liga a albumina, com pico plasmatico em 1 a 8 horas e meia vida de 6 a 16 horas. Estado de equilibrio ocorre apos 3 dias de uso do medicamento. Alguns pacientes necessitam de niveis sericos superiores aos valores de referencia para controle das convulsoes. A principal causa de niveis baixos eh o nao uso da medicacao. Seu metabolismo é hepatico (95%), sendo que drogas que induzem o citocromo P-450 como carbamazepina, fenitoina, fenobarbital e primidona reduzem seus niveis. O metabolismo da droga eh hepatico, dependente da idade, apresentando grandes variacoes individuais. O acido valproico aumenta os niveis de Lamotrigina e fenobarbital. Valores acima de 200 microg/mL sao considerados toxicos. Pacientes com hipoalbuminemia podem ter toxicidade mesmo com niveis normais.
Uso: monitoramento de níveis terapêuticos de ácido valpróico (valproato), utilizado no tratamento de epilepsias. Os níveis séricos de ácido valpróico devem ser mantidos na faixa de referência indicada. Concentrações superiores às concentrações tóxicas podem causar toxicidade direta ou indireta em vários órgãos, notadamente fígado, medula óssea e tecido cerebral.
Interferentes
Recomenda-se tomada do medicamento e coleta da amostra realizadas de modo constante, dada à característica circadiana das concentrações de ácido valpróico. A exposição a qualquer agente metabolizado do álcool ou hepatotóxico pode interferir nos níveis séricos da droga, especialmente álcool. Processos patológicos que envolvam o fígado também podem interferir nos valores.
Preparo
- Jejum desejável de 8 horas
- A coleta deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.
- A dose de medicamento deve ser estável por pelo menos dois dias e não deve ter havido falha na tomada do mesmo.
- Em suspeita de intoxicação, pelo menos seis horas após a última dose.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.
- Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da ultima dose.
Sinonímias
DEPAKENE
VALPROATO DE SODIO
ACIDO DIPROPILACETICO
VALPAKINE
DEPAKOTE
DIVALPROATO
TORVAL