Manual de Exames

HBsAg (HEPATITE B) (QUIMIOLUMINESCENCIA)


Material

Soro - 1.00 mL - Refrigerar


Descrição

O vírus da hepatite B (VHB) é endêmico em todo mundo, sendo a principal causa de doença no fígado. O VHB transmite-se através do contato direto com o sangue ou fluidos corporais. As principais formas de transmissão incluem sexual, transfusão de sangue, troca de agulhas, contato direto com ferimentos e exposição perinatal durante o parto.

O período de incubação médio da infecção provocada pelo VHB é de 6 a 8 semanas. Os sintomas clínicos comuns incluem mal-estar, febre, gastroenterite e icterícia. A infecção pelo VHB pode resultar em hepatite ictérica típica, hepatite anictérica subclínica, hepatite fulminante ou hepatite crônica ou persistente. Nos adultos, 90 a 95% dos doentes com infecção pelo VHB recuperam completamente da doença aguda, desaparecendo o vírus. Aproximadamente 5 a 10% dos doentes com o VHB tornam-se portadores crônicos. Nos recém-nascidos infectados pelo VHB, aproximadamente 90% desenvolvem hepatite B crônica. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadores crônicos do vírus. A infecção pelo VHB, especialmente em casos de infecção crônica, está claramente associada ao desenvolvimento do carcinoma hepatocelular.

O antígeno de superfície da Hepatite B (HbsAg) é um marcador sorológico distinto da Hepatite B aguda ou crônica. O HbsAg é o primeiro antígeno a aparecer após a infecção com o vírus da Hepatite B e é geralmente detectado entre 1 a 10 semanas antes do início dos sintomas clínicos. Os ensaios HbsAg são regularmente utilizados para diagnosticar infecção pelo VHB e para monitorizar o estado de indivíduos infectados, com o intuito de determinar se a infecção desapareceu ou se o doente tornou-se um portador crônico do vírus. Nos doentes que recuperam da infecção pelo VHB, os níveis de HbsAg desaparecem entre 3 a 5 meses após o início da infecção. Nos doentes com infecção crônica pelo VHB, os níveis de HbsAg são detectáveis durante toda a vida. Além disso, os ensaios de HbsAg são utilizados para avaliar a eficácia de fármacos anti-virais através da monitorização dos níveis de HbsAg no soro ou plasma do doente. A triagem neonatal do HbsAg tem sido recomendada para que os recém-nascidos de mães portadoras do VHB possam obter tratamento profilático.