Manual de Exames

FSH - HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE


Material

Soro


Descrição

O FSH estimula os foliculos ovarianos na mulher e a espermatogenenese no homem. E secretado de maneira pulsatil, menos evidente que o LH. O FSH encontra-se em nivel relativamente elevado no primeiro ano de vida, decrescendo a niveis muito baixos durante a infancia e elevando- se na puberdade ate niveis de adulto. O FSH eleva-se nas deficiencias ovarianas ou testiculares, nos quadros de tumores secretores de gonadotropinas e menopausa. Encontra-se em valores inadequadamente baixos em doencas hipofisarias ou hipotalamicas e na producao ectopica de hormonios esteroideos. Eleva-se precocemente na instalacao da menopausa. Na Sindrome dos Ovarios Policisticos e valorizada sua relacao com o LH, na qual os valores de LH se elevam. E dosado, principalmente, por mulheres submetidas a fertilizacao in vitro e criancas avaliadas para puberdade precoce.


Uso: diagnóstico de distúrbios da função gonadal; diagnóstico de tumores pituitários; diagnóstico e acompanhamento de quadros de infertilidade. O hormônio folículo estimulante (FSH ou folitropina), é uma glicoproteína produzida pela glândula pituitária anterior. Sua produção é regulada pelo GnRH (hormônio hipotalâmico liberador de gonadotropina). Nas mulheres, o FSH estimula o crescimento folicular, prepara os folículos ovarianos para a ação do LH e aumenta a liberação LH-induzida de estrogênio. Nos homens, o FSH estimula o desenvolvimento testicular e dos túbulos seminíferos, além de estar envolvido nos estágios iniciais da espermatogênese. Em mulheres após a menopausa, a secreção diminuída de estradiol resulta em aumento nos níveis de FSH e LH. A insuficiência primária testicular também resulta em aumento dos níveis de FSH e LH. A secreção de FSH e LH ocorre de forma intermitente, em resposta ao GnRH. Em mulheres, sua concentração varia no curso do ciclo menstrual, atingindo picos no período ovulatório. Assim, a interpretação de uma única determinação pode ser dificultada.


Interpretação

- Valores aumentados: menopausa, hipogonadismo primário, tumores secretores de gonadotropinas pituitárias, aplasia de células germinais, alcoolismo, castração, síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter, puberdade precoce.
- Valores diminuídos: hipogonadismo secundário ou terciário, anorexia nervosa, hemocromatose, doença pituitária ou hipotalâmica, hiperprolactinemia, hiperplasia adrenal congênita, uso de estrogênios e androgênios.


Preparo

- Jejum não obrigatório.


Sinonímias

GONADOTROFINA HIPOFISARIA
HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE