CAPACIDADE DE FIXACAO DO FERRO
Material
Soro - 1.00 mL - Refrigerar
Descrição
O teor de transferrina e tradicionalmente mensurado como a capacidade da transferrina. Normalmente, 1/3 dos sitios de ligacao da transferrina estao ocupados pelo ferro. Assim, a transferrina tem uma consideravel capacidade latente de ligacao ao ferro, a chamada Capacidade de Combinacao Latente ou Livre do Ferro. A quantidade maxima de ferro que pode se ligar a transferrina e a Capacidade Total de Combinacao do Ferro (CTCF).
A CTCF aumenta ao mesmo tempo que a queda do ferro serico na anemia ferropriva, podendo, as vezes, precede-lo. cerca de 30% a 40% dos pacientes com anemia ferropriva cronica tem CTCF normal.
A ferritina e mais sensivel que a capacidade de combinacao do ferro para avaliacao da falta ou excesso de ferro. Atualmente, imunoensaios podem determinar diretamente a transferrina, havendo boa correlacao entre os niveis de transferrina e a CTCF.
Veja tambem, indice de Saturacao da Transferrina, Transferrina, Ferritina e Ferro Serico.
Uso: avaliação e diagnóstico de anemias crônicas por deficiência de ferro.
Interpretação
- Valores elevados: anemia ferropriva, no uso de anticoncepcionais e gravidez.
- Valores normais ou baixos: anemias de doencas cronicas, sideroblasticas, hemoliticas, hemocromatose, desnutricao, estados inflamatorios e neoplasias.
Preparo
- Jejum obrigatório de 4 horas.
Exames Correlatos
FERRO
FERRITINA
TRANSFERRINA TOTAL
Sinonímias
CAPACIDADE SIDEROPEXICA
CAPACIDADE FERROPEXICA TOTAL
CTLF
CAPACIDADE TOTAL DE FIXACAO DO FERRO
TIBC
INDICE DE SATURAÇÃO DA TRANSFERRINA